Regional da Defesa Civil Norte - REDEC Norte realiza capacitação das Defesas Civis dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense

31/08/2017

Esta semana está ocorrendo a capacitação das Defesas Civis dos Municípios das áreas Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, através da Regional de Defesa Civil Norte (REDEC – Norte), coordenada pelo Ten Cel Joelson. O curso aplicado pela Escola de Defesa Civil do Estado, através dos seus instrutores, Major Kelly e Ten Fernandes, trouxe informações imprescindíveis para os órgãos de proteção, dividido em 4 módulos, que tem a temática de conhecimento básico em Defesa Civil, elaboração de Plano Diretor e Plano de Contingência, Resposta ao desastre e elaboração de projetos de respostas e recuperação de áreas de risco para aquisição de recurso federais.

Este curso vem de encontro com a nova política mundial e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, focado no trabalho preventivo, trazendo conhecimento técnico para os seus gestores, principalmente para as novas gestões dos novos prefeitos. Os gestores serão capazes de formular uma política pública multidisciplinar, de coordenação de trabalhos de planejamento de mitigação, bem como planejamento de resposta, utilizando todos os recursos dos municípios, sabendo também de como solicitar ajuda do Estado do Rio de janeiro e a colaboração da União, inclusive com verbas emergenciais.

A Escola de Defesa Civil, dirigida pelo Ten Cel Romano, é um exemplo dentro do país sendo a única escola técnica a nível nacional, atendendo vários estados da federação. Entendendo a realidade econômica do país e do estado, estão indo ao encontro as regiões do interior para facilitar o acesso as informações, e mitigar os principais desastres da região, entre eles: inundação, enxurradas, alagamentos e a estiagem. Trazendo desenvolvimento ao crescimento urbano, tendo em vista que os desastres são grandes ladrões do desenvolvimento das cidades.

A REDEC - Norte está situado em Campos dos Goytagazes, é um grande elo entre as necessidades e problemas dos municípios da região, no que tange os planejamento das áreas de risco, auxiliando os municípios com capacitação técnica no gerenciamento de risco e do desastre através dos mapeamento de áreas de risco, busca de recursos, e auxiliando nas situações de emergência e estado de calamidade pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa REDEC-NORTE