SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA ENTREGA EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DO PROGRAMA RIO RURAL

28/09/2017

           


SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA

ENTREGA EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DO PROGRAMA RIO RURAL

 

Na manhã do dia 22 de setembro foram entregues pela Secretaria Estadual de Agricultura, aos produtores de Itaocara, equipamentos e materiais adquiridos com recursos do Programa Rio Rural.

Realizado pela Secretaria de Municipal de Agricultura, Gabinete e Emater-Rio, no auditório da Prefeitura de Itaocara, o evento contou com a presença de diversos políticos do interior do Estado, bem como Secretários de Agricultura de diversos municípios da região, autoridades e produtores rurais.

Para gerir a reunião  foi composta uma mesa diretora com os representantes das instituições presentes: Deputado Jair Siqueira Bitencourt - Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Stella Romannos - Diretora Geral de Administração e Finanças da SEAPPA; Nelson Teixeira - Superintendente de Desenvolvimento Sustentável; Helga Hissa - Coordenadora Técnica do Rio Rural; Antônio Emílio dos Santos - Presidente da Emater -Rio; Magda Renata Rêgo - Diretora de Administração e Finanças da Emater-Rio; José Antônio Zampier - Supervisor Regional da Emater-Rio; José Matias Silva Rocha - Supervisor Local da Emater-Rio em Itaocara; Ten Cel BM Joelson - Coordenador de Defesa Civil Norte /Noroeste; Manoel Queiroz Faria - Prefeito de Itaocara; João Batista Bittencourt da Rocha - Secretário Municipal de Agricultura e Aveline Freitas - Presidente da Câmara de Itaocara.

No presente encontro foi dado o uso da palavra a Stella Romannos, Diretora Geral de Administração e Finanças da SEAPPA; José Matias Silva Rocha - Supervisor Local da Emater-Rio em Itaocara; Aveline Freitas - Presidente da Câmara de Itaocara, Manoel de Queiroz Faria - Prefeito de Itaocara e o Deputado Jair Siqueira Bitencourt - Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que destacaram a atuação da Secretaria de Estado e firmaram promessas de melhorias para o município. Seguindo a reunião foram entregues diversos materiais e equipamentos, os investimentos totalizam mais de R$290 mil e contemplam 120 subprojetos, beneficiando 51 produtores familiares, em quatro microbacias hidrográficas. Em outubro, um novo repasse será feito em outras microbacias, com o valor dos incentivos se aproximando de R$500 mil.

Os investimentos, oriundos do programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, englobam roçadeiras, motopicadeiras, ordenhadeiras, tanques de resfriamento de leite, arame farpado, calcário agrícola, sementes, fertilizantes, microtratores, carretas tracionadas, materiais para artesanato, adubos, entre outros, para incentivo a subprojetos econômicos, ambientais e sociais.

No evento de entrega dos materiais, Manoel Faria ressaltou a preocupação com os produtores do município, já que nossa principal fonte econômica é em torno da atividade rural e assumiu para com a população presente a parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Agricultura. Jair Bittencourt destacou que, apesar das dificuldades do Estado, a Secretaria de Agricultura garantiu os recursos: “Mesmo com tudo o que passamos, conseguimos uma nova fase do Rio Rural, renovando os investimentos com o Banco Mundial para a continuidade do programa e poderemos permanecer beneficiando os produtores rurais”, prometendo atitudes emergenciais em benefício do município.

 

Ao findar do evento, foi oferecido um café pelas Secretarias de Cultura - divisão Cerimonial, Educação e Assistência, para todos os presentes.